domingo, 12 de junho de 2011

ECONOMIA

Com um PIB de 768,9 bilhões de dólares a região de Paris é um dos maiores PIB’s da Europa, sendo uma grande potência econômica no mundo, se fosse um país ele estaria em 17º no ranking das maiores economias do mundo, sendo quase do mesmo tamanho de toda a economia alemã. A área de Paris é a principal, economicamente falando, da França. As atividades em Paris apesar de diversas, não têm uma principal (como Nova Iorque e Londres têm as Indústrias financeiras e Los Angeles com a indústria do entretenimento). Recentemente a economia de Paris tem se voltado para serviços industriais de grande valor (finanças, serviços de TI, etc.) e fábricas de alta tecnologia (eletrônicos, ópticos, aeroespaciais, etc.). 
O senso de 1999 indicava que dos 5.089.170 pessoas empregadas em paris, 16,5% trabalhavam em serviços administrativos, 13,0% em comércio, 12,3% em fábricas, 10,0% em empregos públicos, 8,7% em serviços de saúde, 8,2% em transportes e comunicação, 6,6% em educação e os outros 24,7% em muitos outros setores econômicos. No setor de fabricação, os eletrônicos são a maior indústria, seguida das publicações e gráficas. Turismo e serviços relacionados a turistas empregam 6,2% da frota de trabalho de Paris. A taxa de desemprego nos “guetos emigrantes” variam de 20% a 40%, dependendo das fontes.
A bolsa de valores de Paris (Euronext) tem a capitalização total de mercado de 2,9 trilhões de empresas e o valor diário de trocas de aproximadamente 102/77 bilhões de euros .


                                                              Vista  panorâmica  de La Defénse maior distrito econimico da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário